Total de visualizações de página

KENNETH JONES



Kenneth Jones nasceu em Oakdale, no País de Gales no dia 24 de abril de 1918. Filho de George Jones e Phyllis May Jones. Recomendado pelas assembleias de Wangy Road Chapel em Chadwell Hearth, Essex e North Hill, Plymonth, embarcou no navio Highland Brigade, através do porto Tilbury em Londres, rumo ao Brasil, no dia 18 de outubro de 1947, desembarcando no Rio de Janeiro no dia 03 de novembro. No início, residiu em Conceição de Carangola para aprender a língua portuguesa com o também missionário William Anglin.
Porto Tilbury, Londres - 18 de outubro de 1947, por ocasião de sua despedida do Reino Unido e embarque rumo ao Brasil. Ao fundo, o navio Highland Brigade. Nessa viagem, também embarcaram as irmãs Elsie e Ivy Ainsworth que já atuavam no Brasil.



Após o tempo de preparo e adaptação, mudou-se para Santo Amaro-MG para o serviço de evangelização da região, onde em muitos lugares adjacentes, o Evangelho ainda não havia chegado. Percorreu a região viajando no lombo de mulas, como era costume de alguns missionários que chegavam ao Brasil para evangelizar. Muitas vezes, passou por lugares com difícil acesso. Naquela região cresceu uma igreja com bom número de convertidos.
Em 1962 foi para a Inglaterra, e casou-se com a irmã Dorothy, e em 1963 voltou para o Brasil, para Vitória-ES, onde já havia se mudado antes de sua ida à Inglaterra.


Na capital capixaba, juntamente com sua esposa, trabalhou com os cursos da Escola Bíblica Emaús e por volta do ano de 1965, recebem o auxílio de Phyllis Mary Dunning (Tia Phyllis), que junto com o casal, cooperaram com algumas igrejas na região.
Em 1965, o missionário WilliamArthur Wood, sucessor do irmão Anglin em Conceição de Carangola-MG teve que voltar à Inglaterra por problemas de saúde, o que levou a decisão de mudança do casal Jones e D. Phyllis para aquela região.
D. Dorothy, formada em enfermagem, continuou ali o trabalho de assistência médica e orientação à saúde começados por D. Carlota McNair e posteriormente por D. Doris Storrie. Juntamente com Phyllis, percorriam a região com seu carro (uma Rural), e enchiam-no com crianças para ouvirem o Evangelho.

Rural usada pelo casal Jones



Em 1970, inauguraram o ABC (Acampamento Bíblico de Conceição), que até nos dias de hoje, tem servido para acolhimento e crescimento espiritual dos irmãos de diversas regiões do País.


ABC - Acampamento Bíblico de Conceição

 Por volta de 1982, Kenneth Jones teve problemas com sua saúde, e foi proibido pelo médico de prosseguir com suas viagens missionárias. Foi então que em 1984 inicia o trabalho da Escola Bíblica de Carangola (EBC), cujas lições por correspondência foram traduzidas para outras línguas. Neste mesmo ano, o casal Jones resolve mudar para a cidade de Carangola.
Kenneth Jones foi fundador da revista “A Senda do Cristão”, contribuiu para a publicação de “Seleções de Leituras Cristãs” e ainda dedicou por alguns anos a comissão redatora do hinário “Hinos e Cânticos”. D. Dorothy por muitos anos escreveu preciosos artigos para a revista “Servas”, e publicou histórias infantis para a evangelização e ensino de crianças.

Exemplar de 1965


 Em 1992 receberam a cooperação do casal missionário inglês, William Craig e Margaret Holden. Estes passaram um tempo em Carangola ajudando na digitação, tradução e informatização dos cursos bíblicos, depois voltaram para a Inglaterra.
Alguns anos mais tarde, D. Dorothy adoeceu, e o casal Jones decidiu voltar para a Inglaterra. Em 1996 foram para Carangola Simon John Quelch, sua esposa Judith e seus três filhos.
Já na Inglaterra para cuidados da sua saúde de D. Dorothy, o casal Jones sempre procurou manter correspondência com os irmãos brasileiros, e certa vez, D. Dorothy escreveu: “As saudades me apertam demais, me parece que o dia não tem mais as 24 horas, nem sequer as 12! O meu tempo consiste em bastante sono, visitas e telefonemas! É existência! Mas tenho que me submeter às consequências do tratamento, e os remédios provocam muito sono. Como muito pouco, e por isso perdi muita força, mas tenho a certeza que, com paciência, e no poder do Senhor, este tratamento de quimioterapia há de ter um bom resultado. Se não, então tenho a esperança bendita de ver o meu Senhor Jesus face a face, e estar com Ele por todo sempre”. Algum tempo depois D. Dorothy foi promovida à Glória!
Kenneth Jones casou-se novamente em 2003, com a inglesa Millicent Underwood (Millie).
Partiu para o Senhor no dia 28 de Outubro de 2012. 





X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Kenneth e Dorothy

3 comentários:

  1. Lembro da rural do Sr Kenedy qdo ele foi ao Junco e acampamento Verdes Pastos em Uberaba MG. Bons ensinos.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber se tem como conseguiria cursos biblicos da coleção de kenneth jones.as quais falam sobre dons espirituais.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Minha família materna é de Santo Amaro. Esse trabalho missionário impactou diretamente a todos nós, iniciando com o meu avô, Antônio Geraldo Dutra. Hoje mesmo, minha mãe lembrou que Sr. Kenneth estava construindo a casa de oração e a gente do povoado perguntava como ele iria construir e ele dizia: " o meu Pai é muito rico..."

    ResponderExcluir