Total de visualizações de página

WILLIAM JOHN GOLDSMITH



William John Goldsmith, nasceu na cidade de Broadstairs na Inglaterra em 1905, filho de Harold Meachen Gastoe Goldsmith e Mary Goldsmith. Trabalhou no Banco de Londres e desejoso de trabalhar na evangelização nas horas livres, pediu transferência para a agência do Rio de Janeiro. Embarcou rumo ao Brasil através do porto de Liverpool a bordo do navio DEMERARA, no dia 28 de abril de 1928, desembarcando no Rio de Janeiro no dia 16 de maio, aos 23 anos de idade.
Algum tempo depois, a conselho do Sr. McNair, resolveu pedir demissão do Banco e depender da ajuda de igrejas da Inglaterra para seu sustento, obtendo delas, por unanimidade, uma calorosa carta de recomendação ao serviço missionário, datada em dezembro de 1931. Assim passou a trabalhar integralmente, cooperando com ele juntamente com os também missionários AlbertHenry Storrie William Anglin, atuando por toda a região da Zona da Mata, região limítrofe entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Em 1933 casou-se com D. Laura Garcia residente em Bonsucesso, perto de Tombos-MG. Já estava residindo, quando casou, em Portões. Com a ajuda da esposa manteve por alguns anos o Instituto Bíblico de Portões, perto de Mutum, MG, continuando a obra do Sr.  McNair. Algum tempo depois deixou o trabalho ali e mudou-se para São Paulo, capital, e depois para Santo André, passando a trabalhar em escritório, ganhando assim o seu sustento e cooperando com as igrejas da região.
Mais tarde, por volta de 1964,  aposentou-se e reunindo suas economias e a pequena herança que D. Laura recebera com a morte de seus pais adquiriram uma pequena propriedade em Fervedouro-MG e fundaram a associação Instituto Bíblico Apóstolo Paulo (IBAP) à qual doaram a propriedade, com reserva de uso fruto para ambos. Ali construíram uma residência e iniciaram um trabalho evangélico, cooperando com as igrejas da região ministrando a Palavra de Deus. O IBAP mantém suas atividades até hoje.


IBAP - Foto recente


 
Escreveu além de muitos folhetos para instrução da igreja, os livros: “A Igreja e as igrejas”; “O Senhor no meio” e "A terra do Redentor" (livro póstumo)

Livreto com perguntas e respostas de um grupo de irmãos reunidos para estudo bíblico do Sr. Goldsmith em Vila Paulista-ES (Março de 1963)


William John Goldsmith partiu para o Senhor em 16 de dezembro de 1978 devido a carcinose generalizado e foi sepultado no cemitério municipal de Carangola/MG.  

Alguns dados foram cedidos por Silas G. Filgueiras
Dona Laura e W. J. Goldsmith


W. J. Goldsmith e Harold H. Cook

2 comentários:

  1. Recordações que hoje teem tido grandes frutos.Saudades dos irmãos ,nos encontraremos brevemente lá no lar Celestial...

    ResponderExcluir
  2. Recuperou várias pessoas um deles s meu filho wallace só gratidão por este maravilhoso instituto

    ResponderExcluir